织梦CMS - 轻松建站从此开始!

欧博ABG官网-欧博官方网址-会员登入

Ve欧博注册rão 2025: La Niña traz chuvas intensas e cal

时间:2025-12-05 08:26来源: 作者:admin 点击: 2 次
La Niña trará um verão mais chuvoso ao Brasil, impactando especialmente Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste. Calor intenso será maior no Sul, Mato

Resumo
O fenômeno La Niña deve trazer um verão mais chuvoso para grande parte do Brasil, especialmente no Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste, enquanto a Região Sul, Mato Grosso do Sul e o Sertão Nordestino terão períodos mais secos e temperaturas acima da média.

Registro de dia de forte calor na cidade de São Paulo.

Registro de dia de forte calor na cidade de São Paulo.

Foto: Daniel Teixeira/Estadão - 17/02/2025 / Estadão

A época mais aguardada do ano por turistas que gostam de sol e praia está chegando: o verão. A estação mais quente começa oficialmente no dia 21 de dezembro, e muitos brasileiros já se perguntam quando o calor intenso vai dar as caras. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a resposta não é tão simples, principalmente devido à influência do fenômeno La Niña.

O Inmet informou que o próximo verão deve ser marcado por fortes chuvas e pela formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), uma extensa faixa de nebulosidade responsável por provocar chuvas contínuas durante pelo menos quatro dias consecutivos.

Notícias relacionadas

Jornalista recebe atendimento em posto da COP  Foto: Adrielle Farias/Terra

Mal-estar por calor e intoxicação: ambulatórios da COP30 têm mais de mil atendimentos registrados

Chuvas deixam Salvador em estado de atenção  Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Salvador entra em estado de atenção após volume de chuva superar o previsto para todo novembro

Amanhecer visto a partir na zona norte da capital paulista  Foto: Werther Santana/Estadão - 09/09/2025 / Estadão

Sol e calor: veja a previsão completa para São Paulo no feriado da Consciência Negra

As regiões que devem enfrentar mais temporais são o Centro-Oeste, o Sudeste e parte das regiões Norte e Nordeste. Já a região Sul tende a enfrentar um período mais seco. O Instituto reforçou que o prognóstico oficial do verão ainda não foi divulgado, mas deve ser publicado em meados de dezembro.

Quais regiões terão calor acima da média

Enquanto algumas áreas enfrentarão dias chuvosos, outras devem registrar temperaturas acima da média, com vários dias de sol mesmo em plena estação chuvosa, um cenário típico dos chamados veranicos.

Embora ainda seja cedo para confirmar a ocorrência desses períodos secos, o Inmet aponta que, a princípio, as regiões mais propensas ao calorão são: região Sul, Mato Grosso do Sul e o sertão nordestino.

Nessas áreas, onde a chuva costuma ser menos frequente nesta época, o céu mais aberto favorece o aumento expressivo das temperaturas.

Entre janeiro e fevereiro, quando, historicamente, os veranicos são mais comuns, podem ocorrer dias seguidos de céu claro e calor intenso, sobretudo em regiões de clima tropical. Esse cenário aumenta o alerta para doenças respiratórias e queimadas.

A intensidade do calor dependerá da evolução da estação chuvosa e da frequência desses períodos secos ao longo do verão.

La Niña terá efeito mais forte no verão

O fenômeno La Niña foi confirmado nesta primavera e intensificou as chuvas no período. Ele costuma levar cerca de três meses para impactar plenamente o clima no Brasil e, se persistir durante o verão, deve reforçar as precipitações e aumentar a frequência dos episódios da ZCAS no Brasil Central e no Sudeste.

Com isso, o cenário mais provável é de um verão mais chuvoso nessas regiões e, consequentemente, com calor moderado durante os períodos prolongados de nebulosidade.

Tornados que devastaram cidades no Paraná são reclassificados para F4, com ventos de até 418 Km/h:

(责任编辑:)
------分隔线----------------------------
发表评论
请自觉遵守互联网相关的政策法规,严禁发布色情、暴力、反动的言论。
评价:
表情:
用户名: 验证码:
发布者资料
查看详细资料 发送留言 加为好友 用户等级: 注册时间:2025-12-05 22:12 最后登录:2025-12-05 22:12
栏目列表
推荐内容